Marcus Mann 10 X 10
Última Atualização: 27-07-2018
Marcus Mann:~ Desktop$ python Como utilizar uma variável.py

> Post.tags
variavel python livro

> Post.next
Instalando o Python em um ambiente virgem
Como utilizar uma variável

Python tem uma maneira muito atrativa de se declarar uma varíavel, diferente das linguagens fortemente tipadas, você pode declarar uma variável de forma dinâmica. Ou seja, não precisa informar o tipo da variável, o interpretador do python cuida de atribuir o tipo automaticamente na execução do script ou da aplicação.

Problema

Você gostaria de guardar um valor de uma soma para ser mostrado futuramente.

Solução

Para declarar uma variável é necessário primeiramente definir o indentificador, o indentificador é o nome que você vai da a sua variável. Por exemplo, eu quero guardar dentro da minha variável a soma de dois números, então eu irei declarar(criar) a minha variável com o nome de resultado.

1
resultado = 10 + 10

Agora, perceba que a variável recebe a soma de 10 + 10, o python irá somar esses dois números e guardar na variável seu resultado. Podemos mostrar esse resultado executando dentro da função print.

1
print(resultado)

Obtenha mais informação sobre a função print clicando aqui.

Situação real

Nota-se que em uma loja virtual, precisamos guardar o valor de um produto dentro de uma variável e se o cliente colocar 5 produtos no carrinho precisamos somar os valores de todas essas variáveis para obter o valor total da compra e depois enviar para o sistema de pagamento.